Mentoria textual é um processo de orientação para escrita com o objetivo de auxiliar pessoas a reconhecerem suas habilidades textuais. Meu trabalho é assessorar o autor na construção de suas estratégias de escrita, sugerindo soluções linguísticas e gramaticais. Ofereço mentoria para estudantes, jornalistas ou profissionais que desejam aprimorar sua capacidade de escrever.
Quais meus objetivos com esse trabalho?
Facilitar o processo de desenvolvimento do seu estilo textual, acompanhando sua jornada de construção argumentativa, investigativa, interpretativa e de redação. Auxilio você a destravar sua habilidade de contar histórias ou descrever suas ideias de forma criativa.
Que método de trabalho eu utilizo?
O método de trabalho aplicado nos encontros consiste em orientar as etapas da produção do texto, considerando quatro eixos: a construção do argumento textual, a organização do processo investigativo, o auxílio linguístico na interpretação de informações e o emprego de recursos que melhorem seu desempenho textual.
Na construção de argumento, o autor reúne os elementos centrais do seu texto, a relevância do tema e os pontos que despertaram seu interesse (insights) para aquele assunto. Neste momento, o autor define seus objetivos, o que inclui identificar para quem escreve e qual o tipo de texto adequado. Também articula as abordagens que o assunto pode oferecer.
A organização do processo investigativo é a etapa em que o autor recolhe informações para a construção do texto. A investigação requer levantar o que já foi dito sobre o tema e identificar posicionamentos. O processo demanda o contato com fontes de pesquisa e o engajamento do autor na prática da escuta.
Ao longo da investigação, o autor se depara com um conjunto de leituras discursivas que precisam ser localizadas, traduzidas textualmente e confrontadas com dados coletados. Este exercício antecede o desenlace textual, etapa em que se emprega aspectos linguísticos e gramaticais para se conseguir coesão, concisão e clareza.
Qual a dinâmica de trabalho?
A mentoria textual é determinada pela necessidade individual de cada pessoa. A primeira parte do trabalho é reservada para articular as etapas de construção do argumento textual e organização do processo investigativo.
As etapas de auxílio linguístico na interpretação de informações e o exercício da produção textual têm relação de dependência com a natureza do conteúdo e o tipo de texto que o autor está escrevendo. A pesquisa e o texto são de sua autoria, por isso é preciso que quem escreve conheça o assunto, busque as referências e escolha as palavras que melhor expressem as suas ideias. Eu acompanho o seu trajeto.
As sessões de trabalho são individuais, realizadas virtualmente e duram cerca de uma hora. O número de encontros depende da disponibilidade de agendas e das necessidades apresentadas. A proposta não segue uma fórmula fixa, é dependente do engajamento do mentorado e da atenção que ele despende para o trabalho.
------------------------------------------------------
Clarissa Peixoto
Jornalista | Pesquisadora | Redatora
Mestra em Jornalismo pela UFSC
Especialista em Mídias Digitais
Estudante de Letras/Inglês
Outras informações profissionais e acadêmicas podem ser encontradas aqui.
Contato: (48) 9-9604-4383 | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Comments fornecido por CComment