O texto acadêmico, seja um artigo ou uma tese, reflete um processo de pesquisa. As etapas de amadurecimento da sua investigação se desenvolvem aos poucos e se misturam: a assimilação teórica sobre o tema acontece ao mesmo tempo em que você faz os levantamento de dados ou observa o seu objeto de estudo.
Cada pessoa tem um ritmo para absorver conceitos e relacioná-los à pesquisa de campo. É justo que você encontre o seu ponto e deixe fluir as etapas da construção do seu conhecimento. Não é necessária tanta autocobrança por eficiência ou produtividade.
Respeitar o próprio tempo é importante para que o resultado do seu trabalho reflita o que você acumulou. Uma pesquisa não se tira da cartola. E este período pode ser vivenciado de uma forma mais leve quando planejado com objetividade e antecedência.
Quanto mais consciência você tiver sobre o que quer comunicar, melhoram as suas chances de ter um bom desempenho como pesquisadora. Reconhecer o seu ritmo de estudo é tão importante quanto articular a sua produção textual antecipadamente.
A mentoria de escrita pode fortalecer você nessa jornada. Você aceita o desafio? ;)
Comments fornecido por CComment